Connect with us

GERAL

Ipea: frete tabelado deve elevar custo na agropecuária e gerar inflação

Possibilidade foi levantada pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do instituto, durante seminário de Economia Agrícola, nesta terça-feira (7)

O tabelamento do frete deve resultar em mais custos para o setor agropecuário no País e, com isso, ter efeito na inflação, afirmou nesta terça-feira, 7, o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior. O executivo participa, em Brasília, do seminário de Economia Agrícola no instituto.

Souza Júnior ressaltou, porém, que a questão (do tabelamento) segue indefinida. “Muita gente está discutindo isso na Justiça e há dúvidas”, disse.

A pesquisadora Ana Cecília Kreter, da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, acrescentou que o setor “ainda está passando por um processo de estabilização em relação à mudança nos fretes”. E pontuou: “Essas alterações têm um efeito diferente, a depender do porte do produtor e da distância da produção para os centros de distribuição.”

De todo modo, os efeitos da greve dos caminhoneiros (que resultou no tabelamento do frete) ainda não estão claros, afirmaram os especialistas reunidos no seminário. “Todos estão debruçados para tentar entender o efeito dessa greve (no setor agropecuário)”, confirmou o coordenador científico do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), Geraldo Barros.

Para ele, os reflexos ficaram mais claros para os alimentos perecíveis, como o leite, quando uma grande quantidade da produção foi perdida e deixou de ser comercializada.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Mega-Sena dos Pais pode pagar R$ 6,5 milhões nesta 3ª

Apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de brasília)

Normalmente, os sorteios ocorrem às quartas e sábados. Mas nesta semana, excepcionalmente, serão três concursos como parte da “Mega Semana dos Pais”.

Mais lidas da semana

tempo

últimas notícias